Tipos de clareamentos feitos na La Vie Saúde

CLAREAMENTO

Clareamento Dental além de deixar seu Sorriso mais Branco e Brilhante, colabora para um Sorriso mais Jovem. O Sorriso é visto como uma das mais importantes formas de comunicação entre as pessoas. E um dos objetivos da estética na Odontologia é a criação de um Belo Sorriso.

Nesse contexto, o Clareamento dentário se tornou muito procurado nos últimos anos devido ao apelo Estético por dentes Brancos e por colaborar para uma Jovialidade do Sorriso.

O QUE É O CLAREAMENTO?

Clareamento Dental  é a retirada de toda pigmentações adquiridas com os anos nos dentes, fazendo com que estes se tornem mais Brancos e Claros. O dente possui pigmentos em seus tecidos superficiais e profundos.

O agente clareador é capaz de penetrar na estrutura dental e reagir quimicamente com estes pigmentos, quebrando-os em moléculas muito menores, que refletem a luz de maneira diferente.

Podem inclusive ser difundidos para fora da estrutura dental, causando a diferença visual de dentes mais claros.

EU POSSO FAZER O CLAREAMENTO?

A indicação é que seja evitado por Gestantes, Lactantes e pessoas abaixo de 15 anos.

Abaixo de 15 anos a câmara pulpar ainda é muito ampla, e isso pode tornar os efeitos da sensibilidade mais intensos.

Para quem não se encaixa nessas categorias, o clareamento dental está livre, desde que a saúde bucal seja atestada por um cirurgião-dentista.

COMO É REALIZADO O CLAREAMENTO?

O Clareamento dental pode ser realizado basicamente de duas maneiras.

Pode ser no consultório odontológico (Clareamento a Laser) ou em forma de tratamento caseiro (com Moldeira), com a orientação do cirurgião-dentista.

Os resultados de ambos os métodos são semelhantes.

O TRATAMENTO DEIXA OS DENTES SENSÍVEIS?

Durante o tratamento, pode haver hipersensibilidade dental em diferentes níveis, de acordo com particularidades de cada paciente.

É importante ressaltar que a maioria dos pacientes não apresenta hipersensibilidade, e para aqueles que apresentam, há alternativas para tratar o efeito indesejado.

Um sistema de clareamento que vem despertando muita popularidade é o Polaoffice, da empresa australiana SDI, que utilizamos em nossa clínica.

QUAIS AS VANTAGENS DO CLAREAMENTO CASEIRO?

O clareamento dental caseiro com moldeiras é uma alternativa prática e segura desde que supervisionado para que se tenha um resultado bom, satisfatório, duradouro e branco, sempre priorizando o bem estar . Ele oferece algumas vantagens, que vão do preço mais em conta até conveniência de fazer o tratamento no conforto da sua casa. Apesar do sucesso dos clareamentos dentais caseiros é preciso seguir a risca as recomendações do seu dentista para obter sucesso no procedimento.

Em se tratando de clareamento dental, as reações adversas e os resultados para o clareamento são extremamente variáveis. Alguns podem relatar uma leve sensibilidade e outros podem ter fortes dores, por isso nossos profissionais utilizam sempre os melhores produtos. Este clareamento pode ser associado ao clareamento em consultório para acelerar o processo e motivar o paciente

CONFECÇÃO DAS MOLDEIRAS DE CLAREAMENTO

As moldeiras personalizadas são fabricadas especialmente para a dentição de cada paciente, feitas no consultório do dentista através da impressão, uma moldagem, dos dentes e da gengiva. Elas dão duas grandes vantagens. Primeiro ajudam a maximizar os efeitos de clareamento e em segundo minimizam o potencial de efeitos secundários.

Com estas impressões, o laboratório dental vai criar modelos de gesso. As placas de clareamento vão ser criadas diretamente em cima dos modelos para garantir uma forma perfeita. As placas de clareamento são transparentes ou esbranquiçados, normalmente fabricados em silicone flexível e confortável.

QUANTO TEMPO DURA O TRATAMENTO?

O paciente faz o tratamento diariamente em casa, aplicando os produtos indicados pelo dentista, com a utilização da moldeira. O tempo de tratamento vai depender da análise feita pelo profissional, que irá considerar fatores como a concentração manchas e amarelamento em função de comidas, bebidas, tabaco e o processo de envelhecimento. Os resultados são percebidos já na primeira semana do tratamento.

O CLAREAMENTO CASEIRO É INDICADO PARA TODOS OS TIPOS DE DENTES?

Não, para dentes muito escurecidos somente o clareamento caseiro não é suficiente. A técnica combina sessões de clareamento domiciliar ou caseiro com o uso de moldeiras de clareamento e sessões de clareamento ambulatorial ou em consultório com gel de alta concentração com ou sem utilização de luz.

FIQUE ATENTO

Existem produtos no mercado diversos produtos e pastas dentais que prometem clarear os dentes. Eles muitas vezes até irão clarear os dentes, mas é muito importante à supervisão e orientações do cirurgião dentista para que se obtenha um tratamento eficiente, seguro e duradouro. Não é conveniente usar indiscriminadamente esses produtos, eles são químicos e podem ser tóxicos se não forem bem administrados, além de poder, em longo prazo, danificar os dentes se usados de forma incorreta. Além disso o custo desses produtos é relativamente alto para o resultado que proporcionam. O melhor clareamento é aquele em que o paciente mantém um alto nível de higiene bucal doméstica, controle e manutenção junto a profissionais qualificados.

O QUE É CLAREAMENTO COMBINADO?

A técnica combinada de clareamento consiste da associação das duas técnicas de clareamento dental, o clareamento dental a laser ou ambulatorial (no consultório) e o clareamento dental caseiro (com moldeiras), que seria melhor traduzido por domiciliar. Ambas as técnicas têm resultados bem satisfatórios e seguros para os pacientes, cada uma com sua indicação. Combinando sessões de clareamento no consultório com uso da moldeira em casa somamos os benefícios de cada uma das técnicas. É uma técnica indicada para dentes mais escuros e para pacientes que desejam um resultado mais rápido no tratamento.

QUAIS AS VANTAGENS DO CLAREAMENTO COMBINADO?

Como as sessões de clareamento no consultório diminuem bastante o tempo de uso das moldeiras em casa motivam o paciente que acaba colaborando mais com o tratamento obtendo ótimos resultados.

COMO FUNCIONA O CLAREAMENTO A LASER?

O clareamento na verdade é uma reação química. As substâncias vão liberar oxigênio, que é um radical livre. Dentro do dente existem os pigmentos que levaram ao escurecimento dental. O oxigênio penetra na intimidade do esmalte do dente e quebra a cadeia de pigmentos em pequenas moléculas que são eliminadas por processo de difusão, isto é uma reação química de oxidação que converte os pigmentos em dióxido de carbono e água. O dente é permeável e o efeito é cumulativo, portanto a cada seção o dente vai clareando cada vez mais até eliminar toda pigmentação.

MITOS E VERDADES SOBRE O CLAREAMENTO A LASER

Não. Não existe consenso na literatura científica odontológica que comprove uma maior eficiência da técnica de clareamento dental com laser sobre a técnica de clareamento caseiro ou mesmo sobre a técnica de clareamento feita em consultório. A efetividade do laser se daria pela ação do mesmo sobre o gel clareador e não sobre os dentes, aumentando a velocidade do gel porém sem aumentar a efetividade do resultado.

Sim. As substâncias que possuem um grande potencial de manchamento podem ser consumidas durante o período de tratamento, porém os resultados podem demorar mais a aparecer. A recomendação para um correto clareamento dental ainda é evitar o uso dessas substâncias para eliminar o risco de um tratamento indefinidamente demorado.

Clarear os dentes:
• Não altera a integridade dos dentes,
• Não desgasta o dente,
• Não os torna mais frágeis ou fracos, e
• Nem os tornam mais suscetíveis às cáries.
Inicialmente pode haver uma pequena perda de conteúdo mineral do esmalte, mas esses minerais são repostos naturalmente pela própria ação da saliva em pouco tempo.

Não. As restaurações em resina (compósito) não sofrem a ação do gel utilizado para o clareamento dental, seja ele caseiro ou em consultório, permanecendo com a mesma coloração anterior ao tratamento dentário. Após o clareamento as restaurações dos dentes anteriores precisam ser substituídas.

Verdade. A gengivite é uma inflamação marginal da gengiva causada pela presença de placa bacteriana e que, se não tratada, pode evoluir para a periodontite, uma forma mais destrutiva de gengivite que pode levar a perda de um ou mais dentes. Quando o paciente tem gengivite a ação dessas substâncias podem provocar extensos sangramentos e episódios doloridos mais intensos. É por isso que clarear os dentes com a presença de gengivite ou periodontite é um risco à saúde gengival do paciente.

Não. Existem diversas marcas de clareadores no mercado e elas não são iguais, cada uma tem suas características e concentrações e nem todas possuem a mesma qualidade. Nem todos os pacientes devem usar o mesmo clareador, é importante que um especialista faça a escolha correta do clareador e da técnica a ser utilizada dependendo da coloração do dente e o grau de sensibilidade do paciente. A utilização de fitas clareadoras pode clarear de forma desigual, clareando somente a parte central e deixando enter os dentes mais escuros.

Não. Os dentes nem sempre clareiam de forma uniforme e é necessário a visão técnica do profissional para orientar a melhor forma de conduzir o tratamento para que no final os dentes fiquem todos no mesmo tom, principalmente quando existe um dente mais escurecido por tratamento de canal ou trauma. É essencial o acompanhamento semanal do paciente pelo dentista para se obter um resultado de excelência.

O QUE É CLAREAMENTO ENDÓGENO?

É uma técnica utilizada quando queremos clarear dentes que sofreram tratamento de canal. Consiste fazer um clareamento dental do dente por dentro. O processo do tratamento de canal pode manchar o dente devido aos materiais de obturação do canal, a presença de sangue na câmara pulpar e medicações utilizadas durante o tratamento. Apesar de ter um alto grau de sucesso, é importante você saber que o dente ou os dentes envolvidos podem não chegar à cor dos outros dentes.

COMO FUNCIONA A TÉCNICA DE CLAREAMENTO ENDÓGENO?

Após avaliar a radiografia do dente a ser clareado para avaliar a qualidade do tratamento endodôntico é feito o registro da cor. A abertura da câmara pulpar que estava vedada com resina, é removido cerca de 2-3mm do material de obturação da entrada do conduto que recebe um selamento para proteger o canal evitando reabsorções internas. Então é colocado o material clareador na câmara pulpar e vedada com um cimento apropriado. Após uma semana o paciente retorna para trocar o agente clareador, se o dente já estiver na cor ideal o processo está finalizado, se não o agente é recolocado até que se observe que não está havendo mais clareamento.

FIQUE ATENTO

Se você pretende clarear todos os dentes e possui um dente mais escurecido que os outros é necessário que este dente seja clareado primeiro para que depois seja avaliada a viabilidade do clareamento dos outros dentes. Se o dente mais escuro não chegar à cor dos outros deve-se partir para outras alternativas como lente de contato ou facetas de porcelana. Se for feito o clareamento dos outros dentes sem que o dente escurecido esteja com a cor igualada sua cor escura voltará a se destacar.

©2018 Todos os direitos reservados - La Vie Saúde e Estética por Melt Comunicação

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?