O que é Endodontia – tratamento de canal?

A endodontia é o ramo da Odontologia que trata das lesões e doenças do nervo e da raiz do dente.

Quando o nervo ou polpa é infectado por uma cárie ou fratura, este se inflama e precisa ser removido da raiz. Depois de se remover esse tecido, o especialista esteriliza o canal preenchendo-o com um material especial para obturação.

Este tratamento é importante, pois além de evitar a perda do dente e afetar os dentes vizinhos, previne complicações mais sérias como a infecção generalizada.

São sinais da necessidade de um tratamento de canal:

  • Sensibilidade acentuada a alimentos quentes e frios;
  • Dor no dente quando se aplica uma força de mordida;
  • Formação de abscesso, que se caracteriza por bolinha de pus na gengiva;
  • Aumento da mobilidade dentária, sensação de dente “bambo”;
  • Escurecimento de um dente após um trauma ou sem causa aparente.

Os implantes osseointegrados surgiram como uma alternativa para substituir o elemento dental perdido sem a necessidade de se desgastar os dentes vizinhos para confecção de uma ponte fixa ou o incômodo do uso de uma prótese removível.

Com o surgimento das tomografias computadorizadas os implantes têm se tornado cada vez mais seguros e com altíssimo índice de sucesso. Através desse exame podemos verificar com grande precisão o tamanho e espessura do implante a ser colocado para uma correta reabilitação da função e estética provocados anteriormente pela falta do elemento dentário.

Os implantes podem ser unitários ou múltiplos e após um período de formação óssea ao redor do implante (que varia de 4 meses na mandíbula e 6 meses na maxila) chamado de osseointegração,  são confeccionadas  próteses de porcelana com resultado estético inacreditável já que estas devolvem ao paciente seu sorriso e auto estima, além de repromover a função mastigatória.

Em alguns casos podemos colocar a prótese sobre o implante sem esperar um período longo, a esse procedimento chamamos de carga imediata.

No caso de múltiplos implantes em áreas desdentadas, podem ser confeccionadas próteses fixas sobre implantes – os chamados protocolos –  ou prótese removível sobre implantes, as também chamadas de overdenture.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2018 Todos os direitos reservados - La Vie Saúde e Estética por Melt Comunicação

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?