Restauração Dental - La Vie Saúde

RESTAURAÇÃO DENTAL

A restauração dental é um procedimento muito comum na rotina do consultório e que faz parte da especialidade denominada dentística restauradora. Restaurações são necessárias para tratamento de dentes com cárie ou que sofreram algum tipo de trauma. A reconstrução ou a reconstituição das estruturas perdidas é realizada utilizando materiais como ionômero de vidro e resina composta. A cárie não tratada evolui para o progressivo comprometimento do dente podendo causar dor cada vez mais intensa e frequente, inflamação e infecção da polpa exigindo o tratamento de canal e, em alguns casos, a perda do dente por excessiva destruição da estrutura.

Restaurações antigas de amálgama (“pratinhas”) podem ser substituídas por resina, deixando o sorriso muito mais bonito!

COMO É FEITA A RESTAURAÇÃO DO DENTE?

Primeiramente o dentista remove, com seu equipamento, toda a cárie ou restauração antiga de dentro da cavidade do dente. Certificando-se que toda a área afetada está limpa, ele então preenche com material de restauração. Por fim o dente é polido dando o acabamento final do material restaurador. Em caso de fratura – neste não é preciso limpar, o dentista passa adiante para a fase do preenchimento. O dentista fecha bem os espaços onde bactérias possam infiltrar, a restauração também ajuda a prevenir posterior deterioração dos dentes.

QUE MATERIAIS SÃO UTILIZADOS?

O material mais comum e mais utilizado é a resina composta, ela é da cor do dente e de fácil modelagem. A porcelana também pode ser utilizada no caso de maior perda de estrutura dental, dependendo do caso e situação do dente. Outros materiais, menos utilizados, são: a amálgama (liga de mercúrio, prata, cobre, estanho e algumas vezes zinco) e o ouro.

QUAL É O MELHOR TIPO DE RESTAURAÇÃO?

Não há um tipo ideal que possa ser indicado em todos os casos sem avaliação profissional. O tipo de tratamento irá depender do tamanho do dano. Cada caso deve ser avaliado individualmente para que sejam atingidas suas expectativas com o tratamento. Deve ser levado em conta os hábitos de higiene, parafunções como o bruxismo, dentre outros fatores.

COMO SABER QUANDO É PRECISO UMA RESTAURAÇÃO?

Muitas vezes a cárie só é identificada pelo paciente quando já está em estágio bem avançado e doendo, por isso a importância de ir regularmente ao dentista. O profissional utiliza um pequeno espelho para observar minuciosamente a superfície de cada dente então, qualquer aspecto que lhe pareça anormal será analisado. Se for cárie aí não é hora de esperar e sim restaurar o mais rápido possível para que ela não avance prejudicando ainda mais o dente e causando dores. Também é importante que de tempos em tempos sejam solicitadas radiografias pois as cáries, principalmente entre os dentes, nem sempre podem ser vistas no exame clínico.

©2018 Todos os direitos reservados - La Vie Saúde e Estética por Melt Comunicação

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?